Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Blogs / Contextualizando

Recado da Câmara ao Planalto e ao STF: "A Praça é dos três Poderes e não de um"

Jornalista Deborah Sena:"O presidente eleito da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), subiu o tom em seu primeiro discurso à frente da Casa, e mandou um recado aoSupremo Tribunal Federal (STF).


Foto: TNH1

Jornalista Deborah Sena:

"O presidente eleito da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), subiu o tom em seu primeiro discurso à frente da Casa, e mandou um recado aoSupremo Tribunal Federal (STF).

O aviso de Hugo Motta é de que todos os Poderes devem prestar contas à sociedade e adotar políticas de transparência. Ele sugeriu a criação de um mecanismo que torne públicas as despesas de todos os Poderes, com atualização em tempo real.

O paraibano reforçou que a República é constituída por Três Poderes e combinou em seu discurso a defesa da transparência e do parlamentarismo.

'Por que este Parlamento, responsável que é pelo orçamento, como determina a Constituição, não oferece à sociedade uma plataforma integrada de todos os poderes – todos – para que os brasileiros e as brasileiras possam acompanhar todas as despesas em tempo real de todos os poderes? Transparência Total de Todos. A sociedade brasileira agradece', disse.

E acrescentou: 'Na questão da transparência, o que não pode haver é opacidades e transparências relativas. Porque o princípio é da igualdade entre os poderes'.

Mais uma vez, Motta acena à oposição na Câmara, e frustra, em seu discurso a execptativa do governo Lula sobre o apoio para apaziguar o clima de crise entre Planalto e Parlamento.

"'Na questão da transparência, o que não pode haver é opacidades e transparências relativas. Porque o princípio é da igualdade entre os poderes', afirmou Motta.

E completou "'A praça, sempre lembremos, é dos 3 e não de 1 nem de 2 poderes. E quando não é dos 3 não é a praça da democracia. E todos defendemos a democracia porque sem democracia este livro (segura a constituição) não é a Constituição, não é a civilização. É um pedaço de papel, é letra morta. E vamos lutar pela constituição'.

A Câmara tem sido cobrada pela falta de transparência sobre as emendas parlamentares, enquanto o Executivo esconde gastos relacionados à primeira-dama e o STF omite informações sobre os custos envolvendo os ministros.

Depois do bloqueio das emendas pelo Supremo, deputados e senadores passaram a desconfiar da intervenção do Planalto, por meio da atuaçao do ministro Flávio Dino.

Ao ser eleito com 444 votos, Motta alcançou o feito de se tornar o segundo deputado mais votado da história entre os presidentes da Câmara.

Lira, que na manhã deste sábado (1º), disse que esperava que Motta o superasse por 1 voto, segue invicto com o recorde de 464 adesões à sua reeleição."

TNH1

Blogs / Contextualizando

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!