Celine Dion, Mariah Carey, Beyoncé e Ivete Sangalo não são apenas estrelas da música; elas também compartilham algo em comum na maternidade: todas foram mães de gêmeos após os 35 anos. Embora muitos desses casos estejam ligados à fertilização in vitro, a ciência explica que a idade também pode influenciar naturalmente a probabilidade de uma gestação gemelar.
Segundo o obstetra Wagner Hernandez, especialista em gestação gemelar e de alto risco, a partir dos 35 anos, os ovários passam a funcionar de forma diferente. "Eles começam a trabalhar de maneira um pouco mais preguiçosa, e o hormônio FSH, responsável por recrutar folículos e liberar óvulos todo mês, precisa atuar de forma mais intensa", explicou o colunista da CRESCER.
Essa mudança faz com que, ao atingir um pico mais alto, o FSH estimule o ovário a liberar dois ou mais óvulos ao mesmo tempo, aumentando, assim, a chance de uma gravidez gemelar espontânea. "Apesar de esse risco ser duas vezes maior em mulheres acima dos 35 anos, ele ainda é pequeno, algo em torno de 3%", acrescentou Hernandez.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: TNH1