Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 Alagoas

Mais de 5 mil cartões Vamu são suspensos por uso indevido em Maceió; sabia como fazer o desbloqueio

Cartões nas modalidades escolar, sênior, especial e especial com acompanhante dão direito à gratuidade nos ônibus da capital.


Cartões nas modalidades escolar, sênior, especial e especial com acompanhante dão direito à gratuidade nos ônibus da capital. Mais de 5 mil cartões Vamu nas modalidades escolar, sênior, especial e especial com acompanhante foram suspensos após câmeras de biometria facial identificarem uso indevido. Os dados divulgados pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) nesta segunda-feira (6), são referentes ao período de janeiro a setembro.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O Vamu escolar, sênior, especial e especial dão direito à passagem gratuita nos ônibus de Maceió. Por isso, os cartões só podem ser utilizados pelos titulares.

Principais motivos de bloqueio do Vamu

Uso do cartão por terceiros

Catraca vazia, que é quando o passageiro deixa de entrar pela porta da frente e realiza o embarque pela porta do meio ou traseira.

Duas ou mais pessoas passam juntas pela catraca

As imagens captadas pelas câmeras de biometria facial instaladas nas catracas são validadas por técnicos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb).

"Esse sistema é usado para coibir fraudes junto ao Município. É de extrema importância que o direito, garantido por lei e assegurado pela Prefeitura de Maceió, seja desfrutado a quem realmente se destina. Desta forma, todos os embarques são veementemente fiscalizados" pontuou a gerente da Divisão de Cadastros do DMTT, Michelly Amâncio.

O que fazer após ter o cartão bloqueado

Após notar que o seu cartão não liberou a catraca, o cidadão deve procurar a sede do DMTT, na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, no Tabuleiro do Martins, para análise do motivo pelo qual o cartão foi bloqueado.

A penalidade é de 30 dias com o cartão bloqueado, se a irregularidade aconteceu pela primeira vez. Na ocasião, o usuário assina um termo de responsabilidade e cumpre o prazo, deve comparecer novamente, após 30 dias, para realizar o desbloqueio do cartão.

Em caso de reincidência, a penalidade é de 60 dias. Caso aconteça uma terceira vez, o titular tem o cartão suspenso por 180 dias.

G1 Alagoas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!