A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PCRS, na sigla em inglês) disse que 31 bebês recém-nascidos foram evacuados do hospital Al-Shifa, no norte de Gaza.
O PCRS disse, em comunicado compartilhado no domingo (19), que as suas equipes de ambulância foram “capazes de evacuar 31 bebês prematuros do Hospital Al-Shifa”.
O trabalho foi realizado em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).
A informação foi confirmada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma publicação feita na rede social X, antigo Twitter.
“Eles foram transportados por ambulâncias do Crescente Vermelho para o sul, em preparação para a sua transferência para o Hospital dos Emirados em Rafah”, afirmou o comunicado.
O Ministério da Saúde administrado pelo Hamas em Gaza confirmou a evacuação.
Medhet Abbas, porta-voz do ministério, disse à CNN numa mensagem no domingo que “30 bebês prematuros foram evacuados do Hospital Al-Shifa em Gaza pela equipe das Nações Unidas”.
Não está claro por que o número do ministério diferia do fornecido pelo PCRS – a OMS disse anteriormente que restavam 32 bebês em Al-Shifa.
O hospital e suas imediações sofreram fortes bombardeios na semana passada e não conseguiram operar incubadoras para os bebês por falta de combustível. Vários bebês recém-nascidos em Al-Shifa morreram.
Fonte: TNH1