Às vésperas de anunciar mais trocas nos comandos de ministérios, o presidente Lula explicou que essas medidas são para garantir o apoio de parlamentares, em pautas importantes para o governo e o país. Mas destacou que não é uma tarefa fácil.
Essa declaração foi dada na manhã desta terça-feira (5), durante o programa Conversa com o Presidente, do Canal Gov. Vale destacar que, até o momento, o presidente trocou o comando do Ministério do Turismo, em negociações com o partido União Brasil, uma das maiores bancadas do Congresso.
O presidente Lula também comentou rapidamente sobre as críticas da ala progressista da sociedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado por ele, Cristiano Zanin. Lula ressaltou que é preciso respeitar as instituições e defendeu o voto secreto na Suprema Corte.
Nesta quinta-feira, o presidente Lula participa do desfile oficial do 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Logo após o evento, já embarca para a Índia, onde vai participar da reunião do G20 (as 19 maiores economias mundiais mais a União Europeia).
Entre os assuntos que serão abordados por Lula está o crescimento do PIB brasileiro, que registrou alta de 0,9% no segundo trimestre deste ano. O presidente disse que está otimista, mesmo com críticas à taxa de juros do Banco Central.
Na capital indiana, Nova Déli, o Brasil recebe a presidência temporária do G20 e vai sediar o encontro do ano que vem, no Rio de Janeiro. Em 2025 o Brasil sedia a COP-30, em Belém do Pará. No mesmo ano, passa a presidir, temporariamente, o Brics, bloco que passará a ter 11 membros a partir de 2024.
* Com reportagem de Sayonara Moreno.
Política Brasília 05/09/2023 - 14:57 Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista Daniel Ito* - Repórter da Rádio nacional Lula Conversa com o Presidente troca nos ministérios terça-feira, 5 Setembro, 2023 - 14:57 202:00Agencia Brasil