A cavalgada e a procissão marcaram o apogeu da Festa da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, nesta sexta-feira (02). A imagem da Mãe do Bom Conselho chegou ao Largo Dom Fernando Gomes pelas mãos dos cavaleiros e amazonas que refizeram por mais um ano o mesmo caminho que o fundador da cidade, Manoel André, percorreu em 1864, quando trouxe a imagem da santa para Arapiraca.
A Cavalgada, organizada pela Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), ganhou nesta 21ª o reconhecimento da sua importância na história do município de, tornando-se patrimônio imaterial cultural do município.
Milhares de fiéis aguardavam a chegada de Nossa Senhora do Bom Conselho para agradecer graças alcançadas e pedir a intercessão da padroeira. Ela foi entregue ao bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, que abençoou os presentes. O Bispo emérito Dom Hildebrando Mendes também acompanhou a festividade.
O prefeito Luciano Barbosa acompanhou a festividade e seguiu a procissão ao lado dos fiéis, integrantes da comunidade católica, do senador Rodrigo Cunha, secretários e secretárias municipais, e vereadores. Ele ressaltou que Arapiraca é uma cidade que foi firmada na fé. "Toda história que Arapiraca tem hoje está aqui e essa história tem sido de muita luta, muita perseverança, muito trabalho, muito suor e sobretudo de muita fé. Arapiraca é uma cidade muito religiosa, nós estamos com a 21ª primeira cavalgada que agora virou patrimônio imaterial e cultural do município de Arapiraca. Essa 21ª cavalgada é uma demonstração da fé do nosso povo e combinando o 02 de fevereiro com o 30 de outubro, nós somos uma cidade abençoada, enfrentamos vários desafios, inclusive o da pandemia, sobrevivemos a tudo isso e vamos construir uma cidade para todos, com fé em Deus", destacou o prefeito.
A parceria entre a prefeitura e a Igreja Católica para a realização da festa foi comemorada pelo Pároco Padre Paulo de Melo Silva, responsável pela Concatedral. "É uma realização para toda comunidade arapiraquense, que não deixa de ser um marco no nosso município. A fé que anima e move a vida desse povo, são 100 anos de Arapiraca e 80 anos de fé católica aqui. A paróquia completa 80 anos de evangelização e missão, então esse dia marca para todos nós arapiraquenses um início de uma história de uma cidade que cresce sobre a fé e a família vivendo essa dupla dimensão", frisou.
A procissão percorreu as principais ruas do centro da cidade e retornou para o Largo Dom Fernando Gomes, onde aconteceu a Santa Missa. O encerramento da festa teve o show da cantora católica Adriana Arydes com os fiéis que permaneceram até o final. A festa contou com o apoio da SMTT e Secretaria de Defesa Social que garantiram a segurança e tranquilidade desde a cavalgada até o encerramento das festividades.
Fonte: Arapiraca