"As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em áreas do Norte e do Nordeste", diz o alerta. "A combinação de ar quente e úmido que predomina sobre o todo o Brasil, com a tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, geram nuvens carregadas sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste."
Com formação iniciada desde a noite de quarta-feira, 14, um ciclone subtropical continua ganhando força em alto-mar, na costa do Rio de Janeiro, conforme classificação do fenômeno feita pela Marinha. A previsão é de fortes chuvas em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Segundo a Climatempo, com a maior queda da pressão atmosférica, o ciclone pode se tornar uma tempestade subtropical, que será chamada de Akará. "O sistema tende a se deslocar para o sul, indo em direção à costa de SP, mas afastado do continente."
Como vai se comportar o tempo no sábado?
No Sudeste, "a circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajuda a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas", diz a Climatempo. Minas e Espírito Santo enfrentam um dia com nuvens e pancadas de chuva com raios moderadas a fortes.
Pancadas de chuvas durante a tarde e a noite são esperadas no interior e no litoral norte do Rio de Janeiro, na Grande São Paulo e no interior de São Paulo. No Grande Rio, litoral fluminense e litoral de São Paulo, haverá Sol, mas chuva pode acontecer a qualquer hora.
Na região Sul, o Sol aparece entre nuvens. Pancadas de chuva com raios têm principalmente para a tarde e noite, na maior parte da região, de acordo com a Climatempo. Há alerta de temporal na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no planalto norte catarinense e no vale do Itajaí.
No Centro-Oeste, há alerta de temporal para Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora. Em Mato Grosso, elas ocorrem à tarde e à noite, e podem ser de moderadas a fortes.
No Nordeste, há previsão de temporais na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, diz a Climatempo. No interior e no litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e no litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas, a chuva deve ser moderada. A chuva fica entre moderada e forte na faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Há risco de chuva moderada e forte em quase toda a região Norte. Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru têm risco de temporal.
Leia Também: Fugitivos de presídio federal em Mossoró fizeram família refém na noite de sexta
Fonte: noticiasaominuto