A Corridinha é uma iniciativa do TRT-19 e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), com o apoio da prefeitura de Arapiraca que mobilizou todas as suas secretarias para contribuir com a causa e o governo de Alagoas que levou as ações do Cria, por meio da Secretaria Estadual da Primeira Infância.
O idealizador da ação, o juiz do trabalho Emanuel Holanda celebrou a integração dos órgãos públicos pela causa. "Nós trouxemos junto com nossos parceiros uma estrutura fantástica, atividades lúdicas para as crianças, serviços de saúde que foram gentilmente cedidos pela prefeitura e nosso objetivo aqui é chamar a atenção para essa chaga, para esse mal que é o trabalho infantil e conscientizar a todos que lugar de criança é estudando, brincando e não trabalhando", frisou.
A conscientização da problemática para as crianças por meio das brincadeiras é um passo importante para a erradicação do trabalho infantil, destacou a secretária de Desenvolvimento Social Fabrícia Galindo. "Esse momento é muito importante para que a criança, de forma lúdica, ela receba essa mensagem, de entender que o trabalho infantil não pode acontecer e que ela vai receber essa informação e ela vai celebrar a vida e o direito de ser criança brincando, fazendo aquilo que é direito dela".
Entre os serviços ofertados, as mães arapiraquenses puderam fazer o cadastro no Programa Cria enquanto as crianças eram assistidas pelos recreadores do projeto. Como Luciana, que levou a sobrinha para aproveitar as brincadeiras. "É satisfatório poder trazer as crianças para participar das coisas, mesmo ela sem participar da corrida, ela pode participar das atividades de pintura, das brincadeiras".
Trabalho conjunto
O combate ao trabalho infantil uniu poderes para que as ações funcionassem da melhor forma para as crianças e suas famílias. A secretária de Estado da Primeira Infância Paula Dantas defendeu a parceria. "É muito importante esse trabalho intersetorial e a gente traz aqui para as corridinhas alguns serviços e a mensagem contra o trabalho infantil".
A prefeitura de Arapiraca não mediu esforços para esse marco na cidade que recebeu pela primeira vez a Corridinha. Todas as secretarias participaram com serviços e estiveram presentes nas ações. "Estamos aqui com muito prazer participando e também a prefeitura de Arapiraca trouxe diversas ações: a Secretaria de Serviços Públicos entrou com um mutirão de limpeza; temos recreação com a Secretaria de Esportes; brinquedos foram cedidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; a Secretaria de Desenvolvimento Social trouxe as crianças do Pau Ferro e garantiu a alimentação; a SMTT trouxe o mascote Zé Maforo para conscientizar as crianças sobre o trânsito; então nós nos unimos hoje por essa grande causa que é a erradicação do trabalho infantil", explicou a coordenadora do Programa Viver Melhor Ana Valéria Peixoto.
Fonte: Arapiraca