Educação é palavra de ordem dentro da gestão do prefeito Luciano Barbosa, e para os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino, não se tem medido esforços para buscar sempre melhorias nas metodologias aplicadas dentro das salas de aula, incentivo às formações dos profissionais e muito mais.
Na última terça-feira (9), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa de Conexão das Escolas em Tempo Integral, o INTEGRARA.
Esse é um programa pioneiro no ensino público de Arapiraca, que consiste no norteamento do currículo, formação continuada e componentes curriculares das escolas em tempo integral de todo o município, ou seja, um importante passo para garantir, ainda mais, uma educação de qualidade no ensino municipal.
De acordo com o superintendente Pedagógico de Arapiraca, João Paulo Holanda, o município trabalha com a Educação Integral desde 2007, primeiro mandato do prefeito Luciano Barbosa, por meio da adesão às políticas públicas da época, seguindo as orientações curriculares frente ao começo do século XXI.
Ainda segundo ele, o Integrara é a atualização de todo o trabalho em educação integral desenvolvido em nossa rede, frente às necessidades contemporâneas, a partir da Base Nacional Comum Curricular.
"Nos últimos anos, pudemos viver uma mudança de perspectiva social, cultural, econômica que, de uma maneira ou outra, altera também a perspectiva educacional. O documento lançado faz uma retrospectiva histórica do surgimento e necessidade da educação integral em todo o país até os dias atuais, em nossa cidade. Além disso, ele norteia Gestores, Coordenadores, Professores, Monitores por meio de um conjunto de diretrizes, habilidades e competências que garantem o pleno desenvolvimento do indivíduo: social, cognitivo, motor, afetivo, relacional e tantas outras habilidades", apontou o superintendente.
Criado pelo Núcleo de Educação Integral, da Superintendência Pedagógica, o Integrara foi lançado para as 12 escolas em educação integral de tempo integral de nossa rede, de modo a garantir que suas diretrizes estejam onde devem estar: no chão da sala de aula.
Fonte: Arapiraca