Neste feriado do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira (1°/5), serviços públicos, pontos turísticos e equipamentos culturais do Distrito Federal podem ter alterações no esquema de funcionamento. Confira:
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) informou que as lojas seguem com o funcionamento habitual, algumas podendo funcionar com o horário relativo de domingo.
Bancos
As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências. As compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período.
O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Transportes
Os transportes públicos do DF, Sistema Público de Ônibus e Metrô, vão funcionar com horários reduzidos. Confira aqui.
Saúde
As emergências dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento funcionarão normalmente durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º). Confira quais são eles:
?Samu – Atendimento 24 horas pelo telefone 192.
Emergências – As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
Atendimento a pacientes com dengue – As 11 tendas de acolhimento estarão em funcionamento. Confira os horários e os locais de atendimento aqui.
?UBSs e Vacinação – Não haverá atendimento durante o feriado.
Saúde Bucal – Não haverá atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nem nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) neste feriado. O serviço de urgência odontológica funciona normalmente, 24h, no pronto-socorro do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionam normalmente, com acolhimento 24 horas. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem.
Farmácias de alto custo – As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecidas como Farmácias de Alto Custo, fecham neste feriado.
Ambulatórios e Policlínicas – Os ambulatórios e as policlínicas não abrem, voltando ao atendimento normal na quinta-feira (2).
Hemocentro – Sem funcionamento no feriado.
Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) comunicou que as forças de segurança e a Defesa Civil atuarão da seguinte forma:
PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, ininterruptamente, inclusive em fins de semana e feriados. O telefone, para casos de emergência, é 190.
PCDF
Todas as 31 delegacias circunscricionais do Distrito Federal funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas. A corporação atende pelo telefone 191.
CBMDF
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) opera ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados, para atender a emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Os serviços administrativos internos não funcionam nos fins de semana e feriados.
Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente comercial, mas as equipes de manutenção vão trabalhar em regime de plantão.
Zoológico
O Zoológico de Brasília fará um evento especial em parceria, com uma programação repleta de atividades para toda a família.
A programação do dia inclui atividades para todas as idades, desde brinquedos infláveis e pintura de rosto até desafios como touro mecânico e cama elástica, mesas de ping-pong e totó e pedal kart. Ainda, a partir das 10h haverá apresentações de mágica para encantar toda a família.
O evento será das 08h30 às 17h, mas os ingressos serão vendidos até às 16h.
Os bilhetes para o evento custam R$ 10 para entrada inteira e R$ 5 para meia-entrada. Sócios do Serviço Social do Comércio (Sesc) poderão desfrutar gratuitamente do evento apresentando a carteirinha.
Leia também
Fonte: Metropoles