Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Cirurgia

Estoque crítico de sangue faz Hemocentro pedir suspensão de cirurgias

A Fundação Hemocentro de Brasília pediu a suspensão das cirurgias eletivas pelos hospitais abastecidos pela entidade devido ao nível crítico nos estoques de sangue.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp -

A Fundação Hemocentro de Brasília pediu a suspensão das cirurgias eletivas pelos hospitais abastecidos pela entidade devido ao nível crítico nos estoques de sangue. O apelo foi feito em um oficío enviado à subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, à Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde, às diretorias dos hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e outros órgãos conveniados.

O ofício apontou a necessidade de suspensão dos procedimentos eletivos até sábado (4/5), visando reduzir a demanda por transfusões de sangue.

Leia também

"Neste momento, torna-se imperiosa a recomendação aos serviços abastecidos pela FHB para que, dentro das possibilidades, suspendam até 04/05/2024 os procedimentos eletivos, compreendidos neste cenário os procedimento cirúrgicos, que possam demandar a transfusão de concentrado de hemácias. Essa medida visa garantir o abastecimento de hemocomponentes para atender as transfusões de urgência e emergência, mitigando os riscos para assistência efetiva a esses pacientes e para a segurança transfusional", diz o documento.

No ofício, enviado no dia 29 de abril, o Hemocentro informa o "agravamento da situação de contingência nos estoques de hemocomponentess – concentrados de hemácias" e solicita a colaboração das unidades na captação de doações de sangue.

"A despeito dos esforços nas ações de captação de doadores por parte da FHB, para conciliar estratégias e alinhar ações para enfrentamento da crise de abastecimento de hemocomponentes no Distrito Federal, os estoques de hemocomponentes seguem em níveis críticos. Reforçamos que a distribuição de concentrados de hemácias para todos os grupos sanguíneos mantém-se contingenciada – limitada e restrita, até o restabelecimento dos estoques para níveis seguros", afirma o ofício.

"É imprescindível que os hospitais que demandam hemocomponentes colaborem no fortalecimento da cultura da doação de sangue voluntária e altruísta, adotando estratégias para captação hospitalar de doadores, além de robustecer a indicação racional das transfusões", pede o Hemocentro.

A entidade reforçou ainda outras orientações anteriores no sentido de minimizar a crise nos estoques. Entre as orientações está o "uso racional do sangue, de forma a evitar transfusões quando for possível adotar outras alternativas seguras", e o "gerenciamento rigoroso dos estoques locais de hemocomponentes, seguindo com firmeza os controles de entrada e saída", com a liberação a partir da proximidade das datas de vencimento.

Fonte: Metropoles

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis