Sete pessoas que estavam no telhado de um prédio em Canoas (RS) foram resgatadas por um helicóptero do Exército, na tarde desta terça-feira (14).
Das sete pessoas resgatadas, cinco pertencem a mesma família. Eles estavam se abrigando dentro do prédio desde o início das enchentes na cidade e sobreviveram graças a água e a alimentos estocados.
O grupo foi localizado por um drone do Comando Conjunto de Operações Taquari 2, que acionou o resgate por via área. Segundo militares do Cavex (Comando de Aviação do Exército), os moradores subiram até o telhado do prédio, onde pediram ajuda para serem retirados do edifício, que está ilhado e com o nível da água subindo.
Como foi o resgate: os militares usaram um guincho para conseguir descer até o telhado e resgatar um por um. Além dos moradores, também foram salvos dois cachorros que estavam com eles e alguns poucos pertences.
Resgatados receberam atendimento e estão bem. Todas as sete pessoas foram levadas para o prédio da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), onde funciona um abrigo temporário para os afetados pelas enchentes.
NÚMEROS DA TRAGÉDIA - Dos 497 municípios gaúchos, 446 sofreram alguma consequência dos temporais. As cidades atingidas no estado representam quase 90% do total.
Número de afetados pelos temporais no Rio Grande do Sul é de 2.124.553. Ao menos 538.245 pessoas ficaram desalojadas e 76.580 estão em abrigos. A informação foi divulgada na manhã de hoje.
Mortes chegam a 149. Os municípios com maior registro de mortes foram Canoas (19), Caxias do Sul (10) e Roca Sales (10). Ainda são 108 desaparecidos, além de 806 feridos, segundo o boletim da Defesa Civil Estadual.
Cerca de 76.588 pessoas foram resgatadas. Já o número de animais salvos chegou a 11.427.
Fonte: TNH1