Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

G1 Alagoas

Ana Cañas apresenta em Maceió show em homenagem a Belchior: 'Promete ser inesquecível e emocionante'

.

Imagem de destaque da notícia
Foto: G1 - Globo
Esta será a última apresentação da turnê "Ana Cañas Canta Belchior" em Alagoas. Artista dará novo e único frescor a sucessos como "Sujeito de Sorte", "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida". Ana Cañas Canta Belchior: cantora convida público para show em Maceió

Nesta sexta-feira (24), Maceió vai receber pela última vez a turnê "Ana Cañas Canta Belchior" . No palco do Teatro Gustavo Leite, as canções de Belchior vão continuar conquistando corações e mentes, dessa vez na voz única e inconfundível de Ana.

O primeiro show da turnê em Maceió aconteceu em 2023. Durante a apresentação, a artista promete encantar o público ao interpretar sucessos do cantor e compositor cearense, como "Sujeito de Sorte", "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida".

"A primeira apresentação no ano passado foi linda, fomos recebidos com muito amor ", lembra Ana. "Retornar a Maceió é sempre uma experiência verdadeiramente especial. À medida que nos aproximamos do final desta turnê nacional, este encontro promete ser inesquecível e emocionante. Não vejo a hora de cantar e celebrar o legado de Belchior junto ao público alagoano".

Além das canções já consagradas, a turnê inclui um presente para os fãs da MPB: uma música inédita escrita por Belchior. Intitulada "Um Rolê no Céu", a canção foi composta pelo artista em 1987, em parceria com Gracco, e dada a Ana pela família de Belchior.

"Foi um presente muito especial que recebi de Camila e Mikael - seus filhos. Eu sempre me emociono muito ao cantá-la pois parece um recado para nós hoje lá do alto das estrelas. Ele fala sobre computadores e a importância do amor e do afeto como norte de vida, até mesmo depois da passagem que todos nós faremos um dia. Ele é realmente um gênio, um dos maiores compositores da história da música brasileira".

Homenagem a Belchior em live virou projeto musical

A ideia de homenagear Belchior começou durante a pandemia de Covid-19, quando Ana fez uma live cantando músicas do cantor cearense. A live acabou fazendo muito sucesso e a artista recebeu mensagens de todo o país pedindo para que ela continuasse o projeto.

"A live aconteceu com o intuito de ajudarmos nossa equipe [músicos e técnicos] com doações, então eu acho que essa energia do coletivo é a semente do projeto. 'Eu sou como você que me ouve agora', escreveu Belchior, e isso é muito bonito!", conta Ana.

Ana Cañas apresenta em Maceió turnê em homenagem a Belchior

Nadja Kouchi

As canções de Belchior são lembradas não só pela combinação de MPB, rock, blues e folk, mas também pelas reflexões políticas e sociais em suas letras. Nesse ponto, Ana percebe uma forte ligação com seu próprio trabalho, que aborda com clareza temas como o feminismo, a sexualidade e a crítica ao conservadorismo.

"Houve um encontro muito forte nesse lugar pessoalmente com a obra dele, que é permeada pelo coletivo e bastante aguerrida. O diálogo (a)temporal com os ciclos históricos/políticos é bastante assertivo. Eu abracei seus versos com força e cantá-los fez e faz muito sentido pra mim. O curioso é que o público que o admira também se identifica com esse norte, alcançando pessoas de classes sociais, idades, credos e gêneros diversos e isso é muito bonito de ver e sentir. Seus versos são epítomes de vida pra muita gente".

Amor e Caos: o primeiro álbum

Ana estreou no cenário musical em 2007 com o álbum Amor e Caos, que traz suas primeiras composições autorais. O lançamento foi muito elogiado pela crítica, que considerou Ana a grande revelação musical do ano.

17 anos e sete álbuns depois, Ana se adaptou à época da explosão dos streamings. A internet possibilitou que o trabalho da artista alcançasse milhares de pessoas, especialmente durante a pandemia, um momento especialmente difícil para quem vive da arte.

"Fomos os últimos a voltar com o presencial, um momento de muita vulnerabilidade. Fizemos shows em que todos estavam de máscara e também no formato drive-in. Jamais esqueceremos esse período em nossas vidas. Quando as coisas normalizaram, foi um momento de muita emoção poder abraçar o público novamente e receber os fãs no camarim após o show, por exemplo".

Apesar de facilitar a distribuição das obras, Ana reconhece que o cenário atual impõe novas dificuldades aos artistas, principalmente para monetizar seus trabalhos.

"É uma realidade bastante complexa - especialmente converter o público que ouve e curte suas publicações em venda de ingresso para shows, uma sustentação mais sólida para sobrevivência do artista. A gente foi arriscando, abrindo bilheteria, fazendo muitos shows de forma independente e atravessando o Brasil dessa maneira. Aprendemos muito sobre a realidade do artista médio e o show business brasileiro", conta Ana.

O projeto "Ana Cañas Canta Belchior" já realizou mais de 150 apresentações em todo o país, recebendo aclamação da crítica e do público. Além disso, recebeu o prêmio de "Show do Ano" pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte. Mas a mente criativa de Ana Cañas não para: ao mesmo tempo em que está na reta final da turnê, a artista grava seu próximo áudio em estúdio.

"Estou gravando um disco novo que será lançado no segundo semestre, autoral. Estou trabalhando com pessoas muitos experientes da música brasileira (produtor e empresário) e muito feliz com o resultado! Acredito que o público que alcançamos com o projeto do Belchior também ouvirá essas canções que estão por vir. Estou vivendo o momento mais bonito da minha vida e carreira!

Ana Cañas

Marcus Steinmeyer / Divulgação

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

Fonte: G1 Alagoas

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis