Fiéis transformaram a Esplanada dos Ministérios em um templo para a celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (31/5). A tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, quando os presentes carregam velas e percorrem a área em frente à Catedral Metropolitana, aconteceu durante a noite.
Veja fotos:
Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (7) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (8) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (9) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (10) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (11) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (1) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (2) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (3) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (4) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (5) Momento da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, fiéis carregam suas velas e percorrem o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana (6) 0Leia também
-
Distrito Federal Tapetes de Corpus Christi são montados na Esplanada dos Ministérios
-
Brasil Após Corpus Christi, próximo feriado em dia útil é em novembro
Já pela manhã, os desenhos do tapete por onde passa a procissão, confeccionados com areia, serragem e borra de café, por exemplo, foram ganhando forma. As representações utilizadas nas artes são imagens bíblicas em referência à Eucaristia.
Em alguns é possível ver a hóstia, o cordeiro e o bom pastor. Segundo os organizadores, todos os materiais utilizados são recicláveis ou descartáveis.
Os tapetes, juntos, formam uma passagem de mais de 100 metros rumo ao palco onde ocorrerá a missa, ponto alto da celebração, no fim da tarde.
Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (3) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (6) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (5) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (4) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (1) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (7) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (2) Fiéis montam tapetes em celebração a Corpus Christi (8) 0A festividade é promovida pela Arquidiocese de Brasília e, neste ano, muito jovens participaram das atividades.
Festa católica
A celebração no DF é conhecida como uma das mais prestigiadas do país e atrai turistas de outros estados. A data é considerada uma das mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo.
Neste ano, são esperados cerca de 50 mil pessoas no evento. Essa é a terceira celebração desde o fim da pandemia de Covid. Em 2020 e 2021, o Distrito Federal não realizou as festividades. No período, houve apenas missas nas paróquias da capital.
Fonte: Metropoles