Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Lula se encontra com famílias de bairro devastado por enchente no RS

LEONARDO VIECELICRUZEIRO DO SUL, RS (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta quinta-feira (6) ex-moradores do bairro Passo de Estrela, dizimado pela enchente de maio em Cruzeiro do Sul (a 120 km de Porto Alegre), no Vale do Taquari.

Imagem de destaque da notícia

LEONARDO VIECELI
CRUZEIRO DO SUL, RS (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta quinta-feira (6) ex-moradores do bairro Passo de Estrela, dizimado pela enchente de maio em Cruzeiro do Sul (a 120 km de Porto Alegre), no Vale do Taquari.

O petista ouviu depoimentos da população local e percorreu ruas da comunidade.

O início da agenda estava marcado para 11h, mas atrasou. A comitiva chegou ao local por volta de 12h13. As famílias aguardavam sob o sol de cerca de 25°C.
A fúria do rio Taquari arrancou casas, empresas e igreja, enquanto imagens religiosas se salvaram, como mostrou a Folha de S.Paulo nesta semana.

O local não deve mais receber moradias. Um a alternativa cogitada é transformar o bairro em um parque.

Ao longo da tarde, são esperados anúncios de medidas de apoio ao estado. Há expectativa de ações para preservação de empregos e em áreas como saúde.
Após visitar Cruzeiro do Sul, Lula se desloca para o município de Arroio do Meio. A cidade também fica no Vale do Taquari e sofre os impactos da cheia.
Áreas de Arroio do Meio foram devastadas, incluindo pontes que conectavam a comunidade ao município vizinho de Lajeado, o maior do Vale do Taquari.
Conforme a Secom (Secretaria de Comunicação Social), Lula viajou ao Rio Grande do Sul acompanhado por seis ministros: José Múcio Monteiro (Defesa), Luiz Marinho (Trabalho), Nísia Trindade (Saúde), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Reconstrução do Rio Grande do Sul).

O governador Eduardo Leite (PSDB) e prefeitos da região também acompanham a visita.
Apenas fotógrafos e cinegrafistas puderam acompanhar o deslocamento da comitiva pelo bairro.

O Palácio do Planalto tem sido cobrado no Rio Grande do Sul por agilidade na implementação de medidas de apoio após a enchente. O temor local é de que trâmites burocráticos atrasam as ações.

Fonte: noticiasaominuto

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis