O custo médio do seguro dos carros mais vendidos desabou 29% para os homens e aumentou 13% para as mulheres em maio em comparação a abril, mostrou uma pesquisa da corretora on-line Minuto Seguros. As variações são surpreendentes depois de os preços dispararem para homens e despencarem para mulheres no mês anterior.
Apesar de raro, é a segunda vez no ano que as apólices para o os homens ficaram mais baratas que as para as mulheres. Esse fenômeno ocorreu também em março. “Esse cenário deve ser revertido nos próximos meses, pois não houve movimentações significativas no mercado que justifiquem essa mudança”, afirma Michel Tanam, gerente comercial da Minuto Seguros.
Para ajudar aqueles que vão contratar ou renovar a apólice e desejam saber se a cotação buscada está barata ou cara, a corretora fez um levantamento do preço médio dos seguros dos dez carros mais vendidos em maio. Vale observar que carros mais caros, como o Jeep Compass, deixaram a lista dos mais vendidos, e consequentemente os seguros com preço mais alto deixaram o estudo. Os preços são de São Paulo.
Para as mulheres, o Fiat Mobi Like 1.0 tem o valor médio da apólice mais barato, de R$ 2.091, enquanto o Volkswagen T-Cross 1.0 tem o valor mais caro, de R$ 3.076, e mesmo assim está entre os mais vendidos. Para os homens, o Hyundai HB20 Sense 1.0 tem o custo médio do seguro mais barato, de R$ 2.050, enquanto o Chevrolet Onix Sedan Plus 1.0 tem o custo médio do seguro mais caro, de R$ 2.593.
A seguir, confira o preço médio das apólices dos veículos mais vendidos em maio:
A pesquisa inclui os dez carros mais vendidos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As cotações foram pesquisadas em 15 seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto, Tokio Marine e Zurich. O estudo considerou como perfil de um condutor homem e uma condutora mulher, de 35 anos, ambos casados.
Em plataformas on-line de seguros como Minuto Seguros, Bidu, ComparaOnline e Thinkseg, consumidores conseguem comparar preços e contratar os produtos das principais seguradoras. Chamados de marketplaces de seguros, esses sites ajudam a escolher a apólice mais adequada ao perfil e às necessidades, evitando custos desnecessários relacionados a coberturas que não vai usar.
Além disso, consumidores podem contratar o seguro conforme sua necessidade de tempo de cobertura, que pode ser por minutos, horas, dias, meses, ou por trecho percorrido por um carro, por exemplo. Nesse tipo de apólice, o cliente aciona a cobertura quando considera que há risco ou desativa quando não há necessidade, chamado de liga-desliga. Vale a pena considerar também essa alternativa.
Fonte: TNH1