Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

No Brasil, meninos e meninas têm desempenho parecido em criatividade

O Brasil não apresentou grande diferença entre os gêneros no ranking de performance criativa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), avaliado em 81 países.

Imagem de destaque da notícia
Foto: BBC

O Brasil não apresentou grande diferença entre os gêneros no ranking de performance criativa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), avaliado em 81 países. Essa foi a primeira vez que a criatividade foi examinada. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (18/6), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Pisa avaliou as habilidades de pensamento criativo de estudantes de 15 anos, examinando sua capacidade de gerar, avaliar e aprimorar ideias de forma produtiva. “Em meio às complexas transformações ambientais, sociais e econômicas do século 21, é essencial que os alunos sejam capazes de utilizar o pensamento crítico e criativo de maneira intencional, promovendo inovação e empreendedorismo”, pontua o documento.

Em um panorama geral, existe uma associação importante entre os gêneros e o desempenho criativo. Em quase todos os países, as diferenças de gênero foram significativas. No Brasil, no entanto, a diferença entre os gêneros foi de -2, uma porcentagem de -5,7%.

Leia também

Na maioria dos países com elevado desempenho, a disparidade de gênero no desempenho do pensamento criativo é semelhante à da OCDE, média (3 pontos).

Em países como Finlândia, Jordânia, Arábia Saudita e na Autoridade Palestina, a diferença na proporção de meninas com alto desempenho em comparação aos meninos mais que dobrou em relação à
média da OCDE, aumentando para uma diferença superior a 15 pontos percentuais.

O teste de pensamento criativo difere significativamente do teste de leitura do Pisa, pois os alunos devem usar a imaginação para apresentar novas ideias em vez de encontrar respostas no estímulo do item usando processos de raciocínio. Eles devem usar processos avaliativos para filtrar suas ideias e responder aos critérios da tarefa, articulando suas ideias em um formato de resposta aberta.

 

Fonte: Metropoles

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis