Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

São João

Arraiás comunitários mostram força da herança junina em Arapiraca

Arraiás da noite foram marcados pela participação infantil.

Imagem de destaque da notícia

Arraiás da noite foram marcados pela participação infantil. (Foto: Ascom Arapiraca)

Em uma noite que uniu tradição e inclusão, os arraiás comunitários de Arapiraca chegaram ao quarto dia trazendo à tona o espírito junino nas crianças e mostrando a força da herança do São João na cidade. A programação faz parte do calendário junino do município, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude.

A noite começou com o Arraiá da Inclusão, o Autistar, promovido pela organização Amor Perfeito Azul (APA), que apoia crianças com autismo e é presidida por Isa Almeida. Meninos e meninas do grupo fizeram apresentações dançantes, encantando o público com a tradicional dança da fita e outras apresentações.

Uma das mães envolvidas na organização e que se emocionou com o show foi Fernanda Quitino. Segundo ela, o filho estava ansioso e perguntava o tempo todo quando seria o dia do Arraiá. “A gente ensaiou junto e ele sempre fica querendo saber quando ia ser o dia de se apresentar. É muito importante pra ele essa apresentação e interação”, disse.

Pai Alex e a Banda de Pífano. (Foto: Ascom Arapiraca)

A segunda festa da noite aconteceu na Vila Contente, no bairro Itapoã, e também mostrou a paixão infantil pelo São João, com uma apresentação de dança das crianças. O arraiá é organizado pelo Pai Alex, uma figura conhecida na região e fundador da ONG Casa de Caridade. Ele abriu o show com a tradicional banda de pífano e a culinária da festa foi um destaque à parte, com pratos variados como cachorro-quente, sarapatel e arroz de cuscuz.

Encerrando a noite, o Canarraiá se destacou com a apresentação de uma das únicas quadrilha estilizada infantil de Alagoas, a Canarraiá Kids. O vereador e ex-secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, um dos organizadores, comentou sobre a importância desse evento para a comunidade. “A Canafístula é um berço cultural de Arapiraca, foi daqui que saíram os tijolos que construíram as primeiras casas da cidade. Sabemos da importância da tradição junina ser repassada de geração em geração, e por isso desde 2016 temos a Canarraiá Kids, que é daqui que vão sair os futuros dançarinos e quadrilheiros”, declarou.

Gabriel Oliveira, o jovem marcador de apenas 7 anos, agitou a quadrilha infantil e o público com seu entusiasmo contagiante. Além das apresentações, houve a entrega de uma placa que declarou as destiladeiras de fumo da Canafístula como patrimônio imaterial de Arapiraca, marcando um momento de grande significado cultural para a região.

Ainda no Canarraiá, a quadrilha convidada da Vila Pau d'Arco Junina e a própria quadrilha Canarraiá, da comunidade, agitaram o grande público que se fez presente para contemplar a festa. “Os arraiás comunitários de Arapiraca foram uma demonstração vibrante de como a tradição junina está sendo passada de pai para filho. Com a participação ativa de crianças, os arraiás estão mostrando que podem manter vivas as tradições culturais nordestinas”, disse a secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Gleicy Kelly.

Fonte: Arapiraca

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis