Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

G1 Alagoas

Bebê tem queimadura profunda no dedo após choque em tomada em AL; médico alerta como prestar primeiros socorros

.

Imagem de destaque da notícia
Segundo a mãe, menina sofreu descarga elétrica ao colocar chave na tomada. Cirurgião ressalta que choque pode causar sérias lesões na pele, além de causar parada cardiorrespiratória. Menina teve queimadura grave no dedo após choque em tomada Maceió

Secom-AL

Um bebê de 1 ano e 11 meses teve queimadura profunda no dedo depois de colocar uma chave em uma tomada e sofrer um choque elétrico em Maceió. O acidente aconteceu no domingo (21) e a menina teve que ser internada.

A mãe da criança, Pamela da Silva contou que socorreu a filha rapidamente e que ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento da capital.

"Quando peguei nela, depois do choque, percebi que sua mão estava rosada e quente, e um de seus dedos completamente branco. Fiquei preocupada e levei para a UPA. Ela é uma criança muito ativa, mesmo sendo uma tomada média, ela subiu no sofá e conseguiu", disse.

Por se tratar de uma queimadura de terceiro grau, a menina foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) para ser avaliada por um cirurgião vascular. O choque elétrico pode causar problemas cardíacos, neurológicos e até perda de membros.

A filha de Pamela chegou a ficar internada na Área Vermelha do hospital, que é destinada à pacientes com queimaduras graves.

"Um cirurgião avaliou ela e, como os exames não indicaram qualquer problema no coração, solicitaram a internação no CTQ (Centro de Tratamento de Queimados), pois disseram que se trata de uma queimadura profunda com perda da circulação sanguínea na extremidade do dedo", disse a mãe.

Adultos precisam ter atenção para tomadas e fios de carregadores nas casas

Energisa

Cirurgião plástico do HGE, Fernando Gomes, alertou que o choque elétrico pode causar sérias lesões na pele e até uma parada cardiorrespiratória que pode resultar em morte. Por isso, ele diz o que fazer para evitar acidentes.

"Atenção para as extensões, fiações atrás dos móveis e luzes de equipamentos. Tudo o que pode despertar a curiosidade nas crianças devem ser afastados. E se ainda assim acontecer o acidente, desligue imediatamente a chave geral".

? Clique e siga o canal do g1 AL no WhatsApp

O cirurgião plástico disse que, em caso de choque, jamais deve-se usar manteiga, ervas e pasta de dente em cima da queimadura. E, se a descarga for intensa, a orientação é chamar o socorro médico do Samu pelo 192 ou do Corpo de Bombeiros, pelo 193.

"Observe se há respiração e pulso para início imediato da reanimação cardiopulmonar. Se não for esse o caso e ficar em dúvida sobre o que fazer, acione imediatamente o Samu [Serviço de Atendimento Médico de Urgência]", recomendou o médico.

O que fazer em casos de choque elétrico?

Desligar a fonte de energia, sem encostar na vítima

Se a vítima, ao ser atingida, caiu no chão não é indicado tentar levantá-la

Afastar a vítima da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico ou borracha

Retirar assessórios que apertem o corpo da vítima (se possível)

Chamar uma ambulância

Como prevenir queimaduras por choques elétricos

Faça revisões periódicas das instalações elétricas

Instalações elétricas clandestinas (conhecidas como gatos) aumentam as chances de curto-circuito

Quando uma tomada estiver quente, ou quando algum eletrodoméstico estiver soltando faíscas, desligue imediatamente e procure um profissional especializado

Nunca sobrecarregue uma tomada ou adaptadores ligando vários aparelhos

Não se esqueça de desligar o disjuntor antes de mexer em qualquer instalação elétrica ou quando for trocar a resistência do chuveiro

Previna acidentes com crianças: tape tomadas, deixe os fios e caixas de energia fora do alcance delas

Desligue os aparelhos pela tomada, nunca pelo fio

Saiba como fazer socorro de vítimas em caso de choque elétrico

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

Confira outras notícias da região no g1 AL

Fonte: G1 Alagoas

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis