O Distrito Federal registrou, nessa quinta-feira (3/10), o dia mais quente do ano de 2024. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verificou que a temperatura máxima chegou a 36,8°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.
Já a umidade relativa do ar ficou em torno dos 14% — índice considerado baixo. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta de perigo devido a baixa umidade.
Leia também
-
Saúde Confira 7 dicas para se manter hidratado em ondas de calor
-
Brasil Brasil enfrenta oitava onda de calor do ano nesta semana
-
Distrito Federal Sem chuvas durante 163 dias, DF iguala período mais seco da história
Também nesta quinta, o Distrito Federal chegou ao 163º dia seguido sem chuvas, segundo medição do Inmet. Com isso, a capital do país iguala o recorde de 1963, quando os brasilienses passaram pelo maior intervalo sem precipitações da história.
Apesar de ter chovido rapidamente em alguns pontos isolados do DF no sábado (28/9), isso não foi computado pelo Inmet (leia mais abaixo).
Para esta semana, a chance de chuva é mínima, praticamente nula. Segundo o Inmet, a massa de ar seco na região central do Brasil ganha força, diminuindo a possibilidade de chuva.
Inmet não registrou chuva de sábado
Apesar dos registros de chuva no sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera, do ponto de vista estatístico, que o Distrito Federal segue na seca.
Segundo o Inmet, as chuvas registradas entre a tarde e a noite de sábado foram pontuais, nas áreas mais a oeste, fora dos pontos de monitoramento.
Para contabilizar nas estatísticas oficiais do Inmet, a chuva precisa ser registrada nas cinco estações do órgão ou em unidades de monitoramento de órgãos meteorológicos parceiros.
Fonte: Metropoles