O gestar é uma longa jornada. São noves meses de carinho, atenção, sentimento e preparação para um grande e caloroso encontro com o amor puro e genuíno.
Embalada por essa emoção, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Arapiraca, realizou, nesta terça-feira (3), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), a entrega de 100 enxovais para as gestantes do projeto Mãe Arapiraquense: Árvore da Vida.
O projeto, que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa incentivar e contribuir com o fortalecimento do pré-natal no município, sensibilizando as mamães sobre a importância das consultas.
De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz, Marina Maria, a diminuição da mortalidade materno-infantil é uma das prioridades em todas as instâncias da gestão do prefeito Luciano Barbosa, que, para isso, tem desenvolvido ações que garantam a saúde materna e infantil, desde a gestação até os três anos de idade.
O projeto presta, ainda, atenção integral às gestantes residentes no município, usuárias dos sistemas únicos de Saúde e Assistência Social (SUS) e (SUAS) respectivamente, no auxílio do crescimento e desenvolvimento saudável.
"Eu sou mãe e tenho duas crianças e já senti essa emoção e essa felicidade que vocês estão sentindo, a de esperar alguém chegar. Eu acho que sempre que se tem um filho, você projeta naquela criança tudo de melhor para aquele ser. E vocês não fazem tudo isso sozinhas, vocês contam, principalmente, com o apoio dos familiares e dos amigos. Vocês têm uma rede de proteção que está disposta a cuidar e a orientar. E para isso, nós podemos contar com duas políticas públicas no nosso município, a de Saúde, que é voltada para todos, e a de Assistência Social, que é para quem tanto necessita. Esse projeto tem o intuito de trazer um trabalho intersetorial, a qual as políticas públicas se unem para oferecer o que há de melhor para vocês, que é a promoção e a prevenção de qualquer tipo de doenças. Quando se realiza o pré-natal de forma adequada, a proteção não é apenas para a saúde do bebê, mas também a de todas vocês. É importante que todas participem seguindo todas as orientações e exames para garantir esses cuidados”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.
Fonte: Arapiraca