Nas Eleições Municipais de 2024, três prefeitos foram eleitos aos 87 anos. Lidera a lista dos mais velhos Eloi Pereira de Sousa (PSD), conhecido como Coronel Eloi, reeleito em Barro Duro, no Piauí. Ele completará 88 anos em dezembro e tomará posse para seu terceiro mandato consecutivo em janeiro de 2025.
Barro Duro é uma cidade de 6,6 mil habitantes, localizada a cerca de 100 km de Teresina. O vice de Eloi, Davi do Zé Isaac (PSD), tem 39 anos.
Outro prefeito octogenário eleito é Hely Andrade Alves (MDB), de Carrancas, Minas Gerais. Com 87 anos, ele foi o único candidato à prefeitura e venceu a disputa com Magno Orlando, de 69 anos, como vice. Em 2008, Hely foi vice de Magno, mas desta vez os papéis se inverteram.
Já em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Theodorico de Assis Ferraço (PP), também de 87 anos, foi reeleito prefeito. Ele governa o município desde 2010. Seu vice, Júnior Corrêa (Partido Novo), é o mais jovem entre os vices dos três prefeitos, com 28 anos.
Idade como critério de desempate
Além dos três prefeitos mais velhos, a idade foi um fator decisivo em outra eleição. No município de Inhaúma (MG), a disputa terminou empatada entre Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade), com ambos recebendo 2.434 votos.
Leia também
-
Brasil Eleições 2024: 3 de cada 10 prefeitos eleitos no 1º turno são negros
-
Guilherme Amado Campeão olímpico se torna vice-prefeito no litoral paulista
-
Brasil Eleições 2024: saiba quem são as prefeitas mais bem votadas do Brasil
-
Brasil Eleições: 225 candidatos LGBTI+ são eleitos; 3 para prefeituras
Pelo critério de desempate previsto no Código Eleitoral – que favorece o candidato mais velho – Zula, de 62 anos, foi declarado vencedor, deixando Carlinhos, de 42 anos, de fora.
“Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso", diz o Artigo 110, da Lei 4.737 de 15 de julho de 1965, que decide que o candidato mais velho é eleito.
Fonte: Metropoles