A escritora sul-coreana Han Kang foi laureada com o Prêmio Nobel de Literatura de 2024 nesta quinta-feira (10/10), pela Academia Sueca, em Estocolmo. Segundo a academia, a premiação foi concedida por “sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Han Kang é a primeira autora sul-coreana a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Nascida em 1970 na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul, é filha do romancista Han Seung-wonn. Desde 1993, ela se dedicou especialmente à arte e à música, começando sua carreira com poemas publicados na revista Literatura e Sociedade.
De acordo com a academia, “o trabalho de Han Kang é caracterizado por essa dupla exposição da dor, uma correspondência entre tormento mental e físico com estreitas conexões com o pensamento oriental”. No ano passado, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao norueguês Jon Fosse.
Leia também
-
Mundo Vencedor do Nobel de Física alerta sobre os futuros perigos da IA
-
Saúde MicroRNA: como estudo que levou Nobel de Medicina pode curar doenças
-
Mundo Pesquisa sobre “cérebro humano” em computadores leva Nobel de Física
-
Saúde MicroRNA: saiba sobre descoberta que garantiu Nobel de Medicina 2024
Han Kang fez sua estreia na prosa em 1995 com a coleção de contos “Amor de Yeosu”, mas ganhou destaque internacional apenas em 2007 com o livro “A Vegetariana”. Escrito em três partes, essa obra explora as consequências violentas enfrentadas pela protagonista, que se recusa a se submeter às normas alimentares. As informações são do G1.
Fonte: Metropoles