O Comitê Norueguês do Nobel anunciou, nesta sexta-feira (11/10), que o Prêmio Nobel da Paz 2024 será concedido à organização japonesa Nihon Hidankyo (Confederação Japonesa de Organizações de Sofredores de Bombas Atômicas e de Hidrogênio), movimento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, também conhecido como Hibakusha (vítimas da bomba atômica).
De acordo com o comitê, a Nihon Hidankyo foi escolhida por seus “esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de depoimentos de testemunhas, que armas nucleares nunca devem ser usadas novamente”.
BREAKING NEWS
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the 2024 #NobelPeacePrize to the Japanese organisation Nihon Hidankyo. This grassroots movement of atomic bomb survivors from Hiroshima and Nagasaki, also known as Hibakusha, is receiving the peace prize for its pic.twitter.com/YVXwnwVBQO— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 11, 2024
A escolha ganha relevância especial em um momento em que o mundo vive uma instabilidade política em meio a conflitos no Oriente Médio, na Ucrânia x Rússia e no Sudão.
Leia também
-
Entretenimento 5 livros para conhecer Han Kang, vencedora do Nobel de Literatura
-
Mundo Trio que decifrou “segredos” das proteínas leva Nobel de Química 2024
-
Mundo Vencedor do Nobel de Física alerta sobre os futuros perigos da IA
-
Saúde MicroRNA: como estudo que levou Nobel de Medicina pode curar doenças
A Hidankyo se envolveu em políticas contenciosas contra o governo japonês ao longo das décadas para exigir reparação pelos danos causados ??pelos bombardeios atômicos.
O slogan da Hidankyo é “chega de hibakusha”.
Fonte: Metropoles