“O menino dos recados de Deus”. É assim que se define o padre Dalmario Barbalho de Melo, da Arquidiocese de Natal (RN), em uma rede social. A partir deste mês, o sacerdote passa a atuar como exorcista na capital do Rio Grande do Norte.
O decreto que concede a Dalmário o “direito de realizar exorcismos” foi publicado na semana passada pelo arcebispo de Natal, dom João Santos Cardoso. Além dele, outros três sacerdotes desempenham essa função na arquidiocese. Entenda como funciona o exorcismo na Igreja Católica.
Dalmário tem 46 anos e é padre desde 2005. Bastante ativo nas redes sociais, ele tem 26,3 mil seguidores no Instagram. Flamenguista e roqueiro, o sacerdote costuma usar o bom humor para mandar mensagens de fé.
Após a publicação da informação sobre a nomeação do religioso como exorcista, alguns seguidores festejaram a novidade. “Padre Dalmário, meu mestre dos magos. Se nos encontros [eu] já passava três dias digerindo sua fala, agora então…”, disse uma delas.
Em 2019, o padre Fábio de Melo publicou em seu perfil no Instagram um vídeo no qual padre Dalmário canta um trecho da música sertaneja “Boate Azul” durante uma missa. “Quando o padre precisa pregar sobre os dissabores da vida amorosa…”, escreveu Fábio de Melo na legenda.
Ver essa foto no Instagram
Uma de suas postagens, feita em março do ano passado, foi uma crítica ao que Dalmário chamou de “chatólicos”. “Cuidado com os ‘chatólicos’, pois, além de tóxicos, eles contaminam muito facilmente qualquer ambiente eclesiástico.”
Os “chatólicos”, segundo o sacerdote, “superestimam os pecados contra a castidade e desprezam os pecados contra a caridade”. “[São] muito zelosos em vencer debates, escandalizar os simples, e pouco interessados na verdadeira salvação das almas; justificam toda agressividade, desde que ungida com uma pretensa defesa da fé, em nome da qual cometem calúnias e difamações, além de muita desonestidade intelectual; participam da liturgia como censores, mais preocupados com os eventuais erros cometidos pelo celebrante que com a edificação de sua alma.”
Em março deste ano, o religioso fez uma postagem chamando a atenção sobre os problemas na relação com pessoas narcisistas. A imagem do post diz, em letras grandes: “Você está louca”. Na legenda, ele explica: “Sabe aquelas situações no relacionamento que te incomodam, mas, cada vez que você tenta conversar, vem aquela frase: ‘Você está louca?!’ ou ‘Você está doente!?’… Pois é, eu ouço relatos de inúmeras mulheres dessas frases sendo ditas e quando ouço o restante da história consigo vislumbrar a existência de violência psicológica.”
“Na violência psicológica o agressor destrói a autoestima da mulher e ela, sem acreditar em si mesma, vai acreditando que tem muita sorte em estar com aquele companheiro/marido que nunca bateu nela, que é trabalhador, romântico, tranquilo, que não faz nada de mal, que é super prestativo, que todo mundo ama, que vai ser ou é um bom pai.” “Depois de um tempo ele é desmascarado na traição ou manipulação, e vem o sádico “arrependimento”, não por ter errado e por isso sente o remorso, por ter sido descoberto”, acrescentou.
Em janeiro, publicou uma mensagem alertando que, em muitos casos, a “ação” é mais importante do que a “oração”.
No último domingo (20), Dalmário compartilhou um story comemorando a classificação do Flamengo para a final da Copa do Brasil. A postagem foi acompanhada de uma versão do hino Rubro-Negro tocada em ritmo de rock.
Em agosto deste ano, postou fotos ao lado dos músicos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, da banda Legião Urbana. Segundo a publicação, as fotos foram feitas durante um show da turnê “As V Estações”.
Fonte: TNH1