O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas. Conforme o instituto, até as 10h de quarta-feira (13/11) podem ocorrer precipitações de até 100 milímetros (mm) e ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h).
A principal região afetada é a Centro-Oeste. O alerta está sobre todo o estado de Goiás e o Distrito Federal. As bordas do aviso, conforme o Inmet, alcançam os estados de Tocantins, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O Inmet alerta que as chuvas podem ter de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h), podendo, no entanto, alcançar até 100 mm/dia. Os ventos também poderão causar estragos, pois terão velocidade de até 100 km/h. O alerta laranja de chuvas intensas afeta oito estados e 551 municípios.
Leia também
-
Brasil Inmet: grandes volumes de chuva marcam a semana. Veja onde
-
Brasil Chuvas: Inmet alerta para alagamentos e deslize de encostas. Veja onde
-
Brasil Inmet: 3,5 mil cidades estão em alerta laranja de chuvas. Veja onde
-
Brasil Ventos de até 100km/h: Inmet atualiza situação de ciclone no Sul
Outro alerta de chuvas intensas, de cor amarela, está sobre os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste caso, há 1.173 municípios sob o alerta.
Um terceiro alerta diz respeito a ventos costeiros que poderão ocasionar a movimentação de dunas de areia em orlas. O aviso é válido para 30 municípios do estado do Rio de Janeiro, que precisam ficar atentos até as 23h59 desta terça.
Fonte: Metropoles