As cólicas menstruais são uma queixa comum entre pessoas que menstruam, levando muitas a recorrerem a anti-inflamatórios, analgésicos de venda livre ou medicamentos mais fortes para aliviar a dor. Contudo, o uso excessivo dessas substâncias pode trazer sérios riscos à saúde.
O ginecologista especialista em endometriose Patrick Bellelis alerta que o uso frequente e indiscriminado de analgésicos, embora ofereça alívio temporário, pode causar problemas gastrointestinais, renais e até aumentar o risco de eventos cardiovasculares.
"É fundamental que as mulheres reconheçam esses riscos e busquem alternativas para controlar a dor menstrual", aconselha.
Leia também
-
Saúde Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica
-
Claudia Meireles Xô, cólica! Veja os alimentos que aliviam o desconforto na menstruação
-
Saúde Cólica menstrual: conheça exercícios para amenizar as dores
-
Saúde Ginecologista dá 5 dicas para aliviar as cólicas menstruais
Além de prejudicar a saúde, o uso constante de medicamentos pode mascarar sintomas de condições mais graves, como a endometriose, dificultando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
"As mulheres que sofrem de dores intensas ou persistentes devem consultar um profissional de saúde para descartar quaisquer condições ginecológicas mais graves ou desequilíbrios hormonais", frisa o ginecologista.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metropoles