São Paulo — Clientes do supermercado Sonda localizado na Avenida Francisco Matarazzo, em Perdizes, zona oeste de São Paulo, foram surpreendidos, na manhã desse domingo (2/2), por uma equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atuando no estacionamento do local.
Os agentes estavam multando donos de automóveis que estavam irregularmente estacionados em vagas especiais, destinadas a idosos e pessoas com deficiência — uma infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
5 imagensReproduçãoReproduçãoReproduçãoDivulgação/Prefeitura de São PauloAngélica Sales/MetrópolesApesar da surpresa de alguns frequentadores, as vistorias da CET são rotineiras. O trabalho de fiscalização no supermercado de Perdizes, por exemplo, fez parte de uma operação especial que percorreu, no domingo, outros 12 estabelecimentos comerciais na capital.
Leia também
-
São Paulo Seis Porsches são furtados de estacionamento na zona sul de SP
-
São Paulo Zona leste de SP ganha 15 km de Faixa Azul para motociclistas
-
São Paulo Parar na Zona Azul de SP vai ficar mais caro a partir deste sábado
-
São Paulo “Carros espiões” flagram 1.000 infrações por dia em zona azul de SP
No total, segundo a CET, 92 automóveis foram flagrados estacionados em vagas especiais sem o cartão de estacionamento emitido pelo órgão de trânsito. Todos receberam multas de R$ 293,47 e somaram sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entenda as regras
- Para utilizar as vagas prioritárias, os idosos e as pessoas com deficiência devem ter o cartão de estacionamento nominal específico e, ao estacionar, deixá-lo em local visível, no painel do veículo.
- O desrespeito à lei é uma infração gravíssima resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista.
- Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão pode acionar a CET pelo telefone 156.
- As ações de fiscalização às vagas especiais de estacionamento são realizadas de forma programada e ocorrem em shoppings e supermercados que se adequaram às regras do Manual de Sinalização da CET (disponível no site www.cetsp.com.br).
- Os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência, conforme o disposto nas resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A CET também esclareceu como ter acesso aos cartões de vagas prioritárias. Confira:
- A solicitação inicial ou renovação da credencial idoso deve ser feita por meio do Portal SP156.
- A solicitação inicial ou renovação do Cartão de estacionamento DeFis (pessoa com deficiência) também deve ser feita por meio do Portal SP156.
- Ambos os serviços podem, ainda, ser solicitados presencialmente em uma unidade do Descomplica.
- As credenciais Idoso e DEFIS podem ser solicitadas também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Fonte: Metropoles