As mesas com forros brancos da Lellis Trattoria foram o cenário de várias celebrações na vida do publicitário Walter Costa, que frequenta a casa napolitana há cerca de 30 anos. De aniversário a ano novo, a atmosfera retrô do espaço, com uma culinária de ponta, completou momentos especiais na vida dele.
A participação da Lellis Trattoria na vida de Walter aproximou a família dele dos fundadores do estabelecimento, a família Lellis. A amizade começou com o patriarca João Lellis, neto de italianos que fundou o restaurante na capital paulista em 1981, após mais de 20 anos estudando e aperfeiçoando os dotes culinários.
A trattoria se tornou uma extensão da casa de Lellis, onde os filhos também começaram a trabalhar. As origens italianas da família são vistas para além do menu, com referências na decoração, na música ao vivo e na fartura típica das cantinas napolitanas.
"Ir a Trattoria vai um pouco além da experiência gastronômica. É quase como visitar a família, como se fosse visitar a casa dos pais ou dos avós. Eu sou recebido ali como se fosse parte da família."
Walter Costa, publicitário
A família de Walter também adora a Trattoria e costuma frequentar o espaço mesmo quando o publicitário não está. "Inclusive, várias vezes, eu tô viajando a trabalho e meus familiares vêm a São Paulo e eu até mando um recado para o Fábio [filho do João] e aviso que eles vão na Trattoria. Eles são muito bem acolhidos", conta.
Hoje, Fábio Lellis, filho de João, lidera as operações da Lellis Trattoria, que está em fase de expansão. Além da unidade matriz na capital, há uma unidade em Curitiba.
“A trattoria é uma extensão da Itália aqui no Brasil e a Lellis é um braço da nossa família. Tudo que a gente vive ali dentro, a gente transborda. Por isso que eu falo: a gente não serve macarrão, a gente serve momentos felizes.”
Fábio Lellis, gestor da Lellis Trattoria
Seguindo os modelos de “trattoria italiana”, a casa napolitana é um espaço aconchegante com um cardápio vasto de massas, com diversos tipos de molhos, além de carnes, frangos, frutos do mar, peixes, saladas e bufê antepastos.
Tradição
Nascido na capital paulista, Walter comenta que já viu vários estabelecimentos na região perderem a qualidade com o tempo. Mas, no meio do mar de mudanças da cidade, a Lellis Trattoria continua como uma constante de qualidade e tradição.
"Desde que eu era jovem, em que eu tinha meus 20 e poucos anos, até hoje, a Lellis Trattoria é um ponto da cidade que se mantém como um clássico de boa culinária, de bem receber e de ambiente familiar. E eu acho que é muito bacana que o familiar não é careta e eu já cheguei a ter momentos com grupos de amigos lá."
Walter Costa, publicitário
A tradição é mantida nos pequenos detalhes da trattoria. Fábio Lellis explica que o trabalho dele é manter o legado do pai, João. "Eu fui me apaixonando pelo que eu estava fazendo e me tornei o sucessor em função de dar valor a tudo o que meu pai fez e ao que a empresa [Lellis Trattoria] representa para as pessoas e para o mercado.”
E esse é um reflexo das raízes italianas da família. "A Trattoria é uma extensão da residência da gente. Então, tem muitos dos costumes que tem dentro da nossa casa. Por exemplo, a gente é muito paternalista, então tudo se resolve ali de uma forma em que a gente se perdoa bastante", comenta Fábio.
Os outros funcionários também são integrados a essa dinâmica familiar no espaço de trabalho. Fábio conta que, assim como ele aprendeu tudo diretamente com o pai, gosta de agregar trabalhadores que ainda não tem tanta experiência prévia para treiná-los. "E hoje temos funcionários com 30 anos de carteira assinada e fizeram a vida dentro da trattoria.”
Lellis Trattoria
Onde:
- Rua Bela Cintra, 1849 – Jardins (SP) / Telefones: (11) 3064-2727 e 3062-7699
- Rua Gonçalves Dias, 51 Batel – Curitiba / Telefones: (41) 3244-7943 e 3016-9320
Metropoles