Policiais civis do Núcleo de Investigação Especial (NIESP) prenderam, nessa quarta-feira (10), um idoso de 77 anos, foragido da Justiça acusado de abuso sexual contra uma criança de 11 anos. A prisão ocorreu na cidade de Boca da Mata, no interior do Estado.
O idoso foi localizado na residência de uma de suas filhas e a prisão é um desdobramento de um inquérito policial, iniciado em 2020, que resultou na condenação de dois idosos pela prática reiterada de abusos sexuais contra a criança.
O delegado Sidney Tenório, responsável pela operação, ressaltou que: "os elementos probatórios do inquérito foram fundamentais para instaurar o processo judicial e emitir os pedidos de prisão, posteriormente concedidos pelo Poder Judiciário".
Segundo detalhes do caso, a criança, que vivia em situação de rua e estava envolvida em atividades ilícitas, retornou para casa da sua tutora, em março de 2020, cambaleando, com as roupas rasgadas, sujas de sangue e reclamando de fortes dores nas suas partes íntimas.
Após investigações, descobriu-se que dois idosos da comunidade estavam pagando valores entre R$30 e R$50 à criança para satisfazer seus desejos sexuais.
O primeiro idoso foi capturado em dezembro de 2023 e permanece detido, cumprindo pena de mais de 12 anos em um presídio da capital. Desde então, o idoso de 77 anos estava foragido, mas agora encontra-se detido.
"Foi mais um caso apresentado ao NIESP, que empreendeu várias diligências até localizar o foragido, sendo ele, do local da prisão em Boca da Mata, conduzido para sede da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. O idoso aguarda a realização da audiência de custódia para, em posterior, retornar ao sistema prisional, objetivando dar continuidade a pena que lhe foi imposta", finalizou o delegado Sidney Tenório.
TNH1