O Distrito Federal é a unidade da Federação com a maior taxa de casos prováveis de dengue do país — com 7.424,9 casos a cada 100 mil habitantes. Por isso, em fevereiro, foi uma das primeiras UFs a receber doses de vacina contra a doença. Porém, cerca de dois meses após o início da vacinação, mais de 12 mil doses foram remanejadas para algum estado, e 4 mil vencem no fim deste mês.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), das 71.708 doses da vacina contra a dengue, 54 mil foram aplicadas. Outras 12.376 foram remanejadas para o Amapá.
Cerca de 4 mil doses ainda estão disponíveis na rede pública e vencem em 30 de abril.
Leia também
-
Saúde Pós-dengue: quais são as sequelas mais comuns da doença?
-
Distrito Federal Do total de mortes ocorridas no DF no ano, quase 8% foram por dengue
-
Distrito Federal Dengue avança no DF e número de mortes sobe para 234
-
Brasil Dengue: 7 estados e DF têm mais mortes neste ano do que em todo 2023
A campanha de vacinação contra a dengue, no DF, segue a orientação do Ministério da Saúde. Ou seja, o público-alvo são crianças de 10 a 14 anos — grupo que conta com 194 mil habitantes na capital federal.
Desse grupo, as crianças de 10 anos são as que mais se vacinaram — 15,4 mil procuraram o imunizante na rede pública. Em relação a todo o público-alvo, foram aplicadas 46.994 doses, o que representa 24,22% do total.
Saúde do DF "vê erro" em vacinação contra a dengue de 1.950 idosos
Questionada sobre a possibilidade de um novo remanejamento dessas 4 mil doses, a Secretaria de Saúde informou que “ainda não existe um indicativo do Ministério da Saúde para novo remanejamento”.
Cenário da dengue no DF
De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, o DF soma 235 mortes por dengue em 2024. Outras 61 estão em investigação.
Em relação aos casos prováveis, a capital federal registrou 209,1 mil no ano.
3 Cards_Galeria_de_Fotos (4) ***Foto-mosquito-da-dengue.jpg ***Foto-mosquito-da-dengue-2.jpg ***Foto-mosquito-da-dengue-3.jpg ***Foto-pessoa-olhando-termometro.jpg ***Foto-pessoa-deitada-em-maca-hospitalar.jpg ***Foto-pessoa-em-frente-a-vaso-vomitando.jpg ***Foto-pessoa-sentada-em-cama-de-hospital.jpg ***Foto-pessoa-deitada-no-chao.jpg ***Foto-pessoa-segurando-remedio-nas-maos.jpg ***Foto-pessoa-deitada-em-maca-hospitalar-2.jpg 0Epidemia: DF registra, em média, 15 mortes por dengue a cada semana
O DF é a unidade da Federação com a maior incidência de dengue no país. A capital federal tem uma média de 7.424,9 casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 4.854; e Espírito Santo, com 2.739.
Fonte: Metropoles