Até a manhã desta quinta-feira (2/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou de helicóptero 110 pessoas, em meio aos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29/4). Um dos resgatados foi uma criança de dois anos, que estava em estado crítico em Faxinal do Soturno e foi transportada para Santa Maria.
A FAB ainda resgatou, por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), oito pacientes de hemodiálise e duas gestantes. também em estado crítico. A Força Aérea Brasileira explicou que os resgatados recebem os primeiros atendimentos no Grupo de Saúde da Base Aérea de Santa Maria (BASM), onde realizam a identificação, a triagem, as liberações, se necessário, e encaminhamentos para tratamento médico em hospitais locais, em coordenação com o SAMU de Santa Maria.
Leia também
-
Brasil Vídeo: hospital é inundado durante temporal no RS
-
Brasil Chuvas rompem barragem no RS. São 24 mortos e 10 mil desabrigados
-
Brasil Vídeo: balsa colide contra ponte do Rio Taquari durante chuvas no RS
-
Brasil Lula sobre chuva no RS: “A gente não vai permitir que faltem recursos”
O comandante do Esquadrão Pantera, tenente-coronel Aviador Kleison Roni Reolon, afirmou que a FAB poderá realizar operações noturnas de voo se as condições meteorológicas permitirem.
“Mesmo em condições limítrofes, nossos helicópteros conseguem decolar para o resgate com a utilização de equipamento de visão noturna. Isso aumenta as chances de resgate no menor tempo, pois sabemos que há vidas dependendo disso”, explicou.
Veja o vídeo do resgaste
Metropoles