Equipes de busca e salvamento do 2º Batalhão de Aviação do Exército utilizaram um helicóptero para resgatar de um bebê na cidade de Lajeado (RS), nesta sexta-feira (3). O salvamento foi feito em meio à maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul.
Nas imagens, é possível observar a ação dos militares por meio da câmera corporal de um deles. Na primeira ação ao se aproximar do local, os militares quebraram, com tijolos, o telhado da casa onde a família estava.
Ao conseguir contato, um militar segurou a criança e entregou para o outro, que estava dentro do helicóptero. Posteriormente, a mulher que estava com o bebê também foi resgatada.
A cidade de Lajeado é uma das que está sendo bastante castigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Ao longo da semana, outros resgates tiveram de ser feitos por meio de aeronaves.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Lajeado (@prefeituradelajeadors)
Neste sábado, a prefeitura divulgou imagens de um helicóptero transportando um gerador de energia para o hospital de Estrela.
De acordo com a administração municipal, o nível do rio Taquari em Lajeado chegou a 22,79 metros na manhã deste sábado –uma diminuição de 15 cm em uma hora.
Porém, apesar da queda no nível, a situação ainda é preocupante. Isso porque a cota de alerta do rio é de 15 metros, enquanto o nível de atenção é de 17 metros. O rio começa a inundar com 19,5 metros e, com 19,8 metros, as primeiras residências já são atingidas.
TNH1