Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 Alagoas

Governo de Alagoas reforma Centro Educacional Cyro Aciolly

.


Unidade escolar ganha mobilidade para deficientes visuais Um desses novos espaços é a sala de apoio aos pais e responsáveis que, segundo o diretor, é uma grande conquista: "Temos alunos de outras cidades, que chegavam aqui acompanhados dos pais, familiares, e estas pessoas não tinham como aguardá-los da forma que gostaríamos. Agora não mais. Temos um espaço para que eles possam esperar da melhor maneira, além de um novo estacionamento, áreas que foram ampliadas. Estamos muito felizes e empolgados", comemorou Flávio.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, afirmou que o governador Paulo Dantas emplacou mais um ponto em favor dos alagoanos, porque o Ciro Aciolly é o único centro de referências para pessoas com deficiência visual no estado de Alagoas, e estava há muitos anos sem receber reformas ou ampliação.

"Com a autorização do nosso governador, foram realizados todos os nossos pedidos. Aqui temos uma sala montada como se fosse uma casa, para que as pessoas que não têm visão ou têm baixa visão possam fazer um treinamento aqui, para aprender a conviver em suas casas. Sem precisar depender de alguma pessoa. Isso pra gente que enxerga é quase nada, mas é muito importante pra uma pessoa que nasceu cega ou que perdeu a visão ao longo de sua vida", disse a secretária.

Centro Educacional Cyro Aciolly é requalificado para atender deficientes visuais

Pei Fon / Agência Alagoas

A secretária acrescentou que o Centro é uma unidade de referência para todas as escolas e até universidades, como a Uneal, para tradução de livros didáticos e acadêmicos para os alunos Cegos e de baixa visão da rede pública.

A professora Luciana Tenório ressaltou que a escola tem alunos matriculados de vários municípios alagoanos "Só na capital, temos quase 50 em alunos, que recebem uma série de atendimentos. Temos Braille, musicografia Braille, um coral, uma sala PEV, que são práticas educativas para uma vida independente, assinatura cursiva, orientação e mobilidade, sala de recursos e estimulação pedagógica, para pessoas com deficiência visual, tanto cego como baixa visão", salientou Luciana.

A PEV é a simulação de uma casa, que tem móveis e eletrodomésticos como fogão, mesa e micro-ondas, para que os alunos aprendam a ter independência dentro de suas residências. Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a reestruturação do Centro Educacional Ciro Aciolly tem um impacto direto na pessoa com deficiência visual quando o assunto é autonomia. "Isso é um benefício muito grande para a sociedade, porque a gente precisa romper com aquela situação do coitadinho, daquela pessoa que tem que ficar em casa, daquela pessoa que não tem acesso ao trabalho, que não tem acesso aos outros serviços públicos", destacou a secretária.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, disse que a entrega da requalificação da Cicero Aciolly é um momento único, o qual está se levando dignidade para pessoas com deficiência visual. "Eu fiquei muito feliz, porque eu consegui chegar a ver, entre outras coisas, a tradução da Bíblia em Braille. "O governador está tendo um olhar diferenciado, porque isso aqui é investimento em direitos humanos", observou a secretária.

G1 Alagoas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!