A produção de moda alagoana está em plena efervescência. Nos últimos anos, assistimos a um crescimento significativo no número de designers e marcas locais, que estão ganhando reconhecimento em nível regional e nacional.
Eventos como desfiles e feiras têm sido a grande vitrine para os estilistas locais. Um desses nomes que têm despontado é de Lu Balestero. Recentemente ela assinou looks para a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, e teve uma de suas peças aparecendo no BBB24. A estilista vem se consolidando, e já tem sua própria marca de roupas, a Balestero.
“A moda em Alagoas tem se destacado pela sua criatividade e autenticidade, refletindo a rica cultura e tradições do estado. há um movimento crescente de valorização do artesanal e do sustentável, com muitos profissionais adotando práticas de produção ética e utilizando materiais locais. Isso não só fortalece a identidade da moda alagoana, mas também promove um desenvolvimento econômico mais justo e sustentável”, afirma a estilista, formada em Produção de Moda na ETA/UFAL. No mesmo ano ela ganhou o concurso Renda-se na categoria estudante e foi capa de uma matéria da revista Elle digital.
Inspiração
Balestero busca inspirações tanto na alagoanidade da renda de filé, por exemplo, como em temáticas mais amplas, como a cultura pop.
“Minhas inspirações vêm de várias fontes. A renda de filé é um destaque, pois valoriza o artesanato local. Além disso, a natureza exuberante de Alagoas, as festas tradicionais e a rica cultura popular do estado. Também me inspiro na arquitetura histórica, buscando detalhes e padrões únicos”, diz.
TNH1