Dezembro chegou e, com ele, as muitas festividades que marcam o fim do ano. Muitas pessoas ficam preocupadas com os exageros do período, uma vez que as festas são caracterizadas por abundância de comida e bebida.
Entre as opções à mesa, entretanto, há alimentos saudáveis, que podem ser consumidos sem tanta preocupação. A lentilha é um deles e, além de ser uma das melhores fontes de proteína vegetal existentes, traz outros benefícios à saúde.
Leia também
-
Saúde Conheça alimento natalino que combate a insônia e protege a memória
-
Saúde Conheça fruta tropical excelente para a saúde dos olhos e do coração
-
Saúde Conheça fruta tropical rica em vitamina C e ferro que protege a saúde
-
Saúde Fruta do Cerrado ajuda a controlar diabetes e facilita digestão
Em entrevista anterior ao Metrópoles, o nutricionista Bruno Rua lembrou da importância do que se coloca no prato para assegurar as conquistas do ano relativas ao peso. "A lentilha é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois tem bastante proteína e fibras", comenta. "Já as castanhas e as frutas secas possuem muitas calorias, apesar de terem nutrientes excelentes", afirmou.
A nutricionista Carla de Castro, também em entrevista anterior ao Metrópoles, acrescentou que as fibras da lentilha ajudam no controle do peso, pois melhoram a saúde intestinal e potencializam a sensação de saciedade. "Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis da lentilha têm impacto no funcionamento geral do organismo", explicou Carla.
O nutricionista esportivo Diogo Cirico também destacou que a lentilha é um alimento com bom aporte proteico sem trazer grande quantidade de calorias. "Isso permite que ela seja consumida diariamente, até mais que uma vez, se for conveniente”.
Segundo Cirico, em 100 gramas de lentilhas cozidas há apenas 110 calorias, 9 gramas de proteínas, 8 gramas de fibras e 20 gramas de carboidratos.
Saiba quais são os benefícios do consumo de lentilhas:
- Prevenir a osteoporose, por conter cálcio;
- Prevenir anemia, por ser rica em ferro;
- Fortalecer os músculos e dar mais energia, por ser rica em proteínas e carboidratos;
- Manter a saúde do sistema nervoso, por conter vitamina B;
- Reduzir o colesterol, por conter fibras;
- Aliviar os sintomas da menopausa, por ajudar na regulação hormonal.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metropoles