As principais necessidades climáticas e sustentáveis foram debatidas durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Agreste Alagoano, realizada na última sexta-feira (13), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Arapiraca.
O evento contou com a colaboração de Traipu, São Sebastião, Palmeira dos Índios, Campo Alegre e Teotônio Vilela além de participantes espontâneos de Craíbas, Coité do Noia, Taquarana, Igaci e Maceió. No total, foram mais de 170 inscritos, divididos em cinco eixos temáticos.
De acordo com o superintendente Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, Fellipe Barbosa, os principais resultados da conferência envolveu a eleição de 17 Delegados dos seis municípios que aderiram ao ato convocatório e as 10 propostas para contribuir com a confecção de políticas públicas nas conferências Estadual e Nacional.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos programas ambientais do município, como o Arapiraca Verde, o Projeto Arborômetro, o Censo Arbóreo, o Programa de Recuperação de Nascentes (ReNasce Arapiraca), e os primeiros dados do futuro inventário de emissões de Arapiraca.
"Temos como principal produto da nossa Conferência, o estabelecimento de um espaço de troca de experiências entre os municípios e a oportunidade de estabelecer laços entre quem luta pelo meio ambiente em diferentes territórios de alagoas, nos fortalecendo mutuamente. Que essa conferência possa gerar as condições pra resultados além das divisas municipais e que possamos gerar desenvolvimento sustentável a nível regional", apontou o superintendente.
Os delegados eleitos durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Agreste Alagoano irão participar da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Maceió.
Arapiraca