O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece reagindo a um vídeo de uma apoiadora formada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). A publicação foi feita com o intuito de lembrar que as inscrições para o programa encerram nesta terça-feira (28/1).
Desde que o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, assumiu o cargo, a comunicação do presidente nas redes sociais tem mudado. O vídeo em questão adota uma linguagem mais informal, típica das redes sociais, com uso de emojis, trilha sonora e dublagem. O formato de “react” faz sucesso em plataformas como a Twitch e o TikTok, onde influenciadores assistem a determinados conteúdos e gravam suas reações.
Na publicação, Lula assiste à fala da jovem Andressa, de Osasco, que entrou na faculdade pelo Prouni. “Eu vim da periferia, eu vim da favela, e agora eu sou nutricionista graduada por conta do Lula”, diz a mulher no vídeo.
Leia também
-
Brasil Inscrições para Prouni 2025 terminam nesta terça-feira; vídeo
-
Brasil Começam as inscrições para o Prouni; veja como se inscrever
-
Brasil Resultado do Enem 2024: confira calendários do Sisu, Prouni e Fies
-
Brasil PT chama Sidônio para dar ideias de comunicação à militância
O chefe do Planalto, em seguida, responde à jovem. “Quando eu vejo uma pessoa como você, com entusiasmo, a gratidão que você tem, eu posso te dizer que valeu a pena criar o Prouni, que foi o mais importante para que jovens da periferia pudessem entrar numa universidade”.
Veja o vídeo completo:
Uma das coisas que mais me emocionam é conhecer histórias de pessoas como a Andressa, de Osasco, que entrou na universidade pelo Prouni e se formou em nutrição. O Prouni foi uma revolução na educação, abrindo as portas das universidades para o povo brasileiro.
Com a história pic.twitter.com/gBgYunOoW5
— Lula (@LulaOficial) January 28, 2025
Prouni
As inscrições para o Prouni vão até às 23h59 desta terça. Podem se inscrever estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2023 e 2024. Para se inscrever, basta acessar o portal Acesso Único.
O programa concede bolsas integrais ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de instituições de ensino privadas. O resultado para a primeira chamada está previsto para o dia 4 de fevereiro.
Fonte: Metropoles