O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou imagens de um ataque aéreo contra um líder do Estado Islâmico (ISIS) na Somália, realizado no último fim de semana. A ação foi liderada pelo Comando dos Estados Unidos na África (AFRICOM) em parceria com o governo somali e as imagens foram publicizadas nesta segunda-feira (3/1).
Estado Islâmico na África
- No início da década de 2010, o Estado Islâmico chegou a proclamar um califado em um território que compreendia partes do Iraque e Síria.
- O extremismo do grupo acendeu um alerta e foi criada uma coalizão militar internacional para combater o ISIS em meio ao caos na Síria.
- Em 2019, o ISIS perdeu seu último reduto na Síria e migrou suas atividades para o continente africano, com forte atuação em países na região do Sahel.
Leia também
-
Mundo Trump diz ter ordenado ataque contra Estado Islâmico: “Vamos matá-los”
-
Mundo Estados Unidos atacam pontos do Estado Islâmico na Síria e Iraque
-
Mundo França aproveita instabilidade na Síria para atacar o Estado Islâmico
-
Mundo EUA dizem ter assassinado líder do Estado Islâmico em ataque na Síria
No vídeo publicado pelo presidente norte-americano nas redes sociais é possível ver bombardeios em uma região montanhosa da Somália. A ofensiva contra o ISIS aconteceu no último sábado (1º/1).
De acordo com o presidente dos EUA, além de um líder do grupo extremista, outros membros do ISIS foram mortos durante o ataque.
Até o momento, o Estado Islâmico ainda não se pronunciou sobre o ataque ou possíveis baixas em suas fileiras na Somália.
Fonte: Metropoles