A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, concluiu mais uma etapa dos editais da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a produção de cultura no município. Os habilitados pelo edital estiveram no Centro Administrativo entre os dias 30 de janeiro a 05 de fevereiro para a assinatura do termo de execução cultural.
Serão distribuídos quase R$ 2 milhões de reais para os 120 projetos contemplados. A previsão é de que até o final do mês de fevereiro os projetos comecem a receber o incentivo para iniciar a execução dos trabalhos.
Os editais estão divididos em audiovisual, com 40 propostas selecionadas e multilinguagens com 80 contemplados. Os fazedores de cultura terão 12 meses para executar os projetos que terão, como contrapartida social, que destinar suas atividades a espaços públicos da comunidade e de forma gratuita.
Para a secretária de Cultura, Marília Albuquerque, Arapiraca se destacou por ter sido a primeira cidade a montar um plano de ação em conjunto com a sociedade para a Lei. Agora, a pasta pretende acompanhar os fazedores de cultura para auxiliar na execução. "Estamos pensando em uma oficina de execução e também prestação de contas, como também um calendário feito conjuntamente com eles, para que tudo saia como planejado por todos", destacou.
A Lei Paulo Gustavo foi sancionada em agosto de 2021 com o objetivo de estabelecer políticas públicas para fomentar a cultura em todo o país. Leva o nome do ator e comediante brasileiro Paulo Gustavo, vítima da Covid-19. Ao todo, são mais de R$ 3,8 bilhões destinados para a execução de projetos culturais em todo o país.
Arapiraca