Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Maxwell Madeiro (Ascom Arapiraca)
O livro “Esperidião Rodrigues- O Baluarte da Emancipação”, de autoria dos historiadores Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva, foi lançado nesta quinta-feira (30), em Arapiraca, no momento em que o município completa o primeiro Centenário.
A data marca a chegada do telegrama do governador Fernandes Lima informando a Esperidião Rodrigues, líder da campanha da emancipação política de Arapiraca, a sanção da Lei n.1.009, de autoria do deputado estadual Odilon Auto, aprovada na Assembleia Legislativa Estadual no dia 30 de maio de 1924 e sancionada pelo governador no mesmo dia.
O livro é um presente para Arapiraca, que completará 100 de anos de emancipação política em 30 de outubro.
“Esperidião Rodrigues, o Baluarte da Emancipação ” traz em suas páginas documentos imagéticos, cópias de documentais da época em que Arapiraca ainda era vila de Limoeiro de Anadia.
Um rico acervo comprobatório da história da própria cidade e de seu emancipador, além das minúcias do antes e do depois de Arapiraca emancipada.
O livro foi entregue nesta quinta-feira (30), ao prefeito Luciano Barbosa, no Centro Administrativo Municipal, durante reunião do grupo de voluntários do Centenário no WhatsApp e que também contou com a presença da neta do emancipador, a professora Maria Celeste Rodrigues, além de secretários e secretárias municipais.
Arapiraca